O cabeçudo, um quelônio originário da Amazônia, habita as florestas alagadas, igapós e várzeas.

    Este tipo de cágado apesar de possuir as maxilas muito fortes alimenta-se primariamente de sementes e frutos duros, mas como não dispensa uma proteína é considerado um ser onívoro.

    Este réptil tem porte médio chegando a 50 cm e pesando em torno de 10 kg quando adulto. Exibe casco oval e abaulado, além de grande cabeça com mandíbula saliente.

    O cabeçudo apresenta dimorfismo sexual, onde os machos são maiores que as fêmeas, e possuem a carapaça mais abaulada e a cauda mais comprida e grossa.

    Na época da postura, no período da estiagem, quando o nível das águas baixa e aparecem às margens, a fêmea desova isoladamente em barrancos escondidos, em praias ou em áreas secas do interior das florestas alagadas. Põe em média 20 ovos. Os ovos são chocados pelo calor do sol e os filhotes nascem independentes, sem nenhum apoio dos pais.

    O tempo de choco é de aproximadamente 100 dias. O sexo dos filhotes é determinado genotipicamente, independente da temperatura.

     Este cágado atinge a maturidade sexual com aproximadamente 7 anos e pode viver mais de 90 anos.

O cabeçudo é uma das espécies de cágado consumidas largamente pelos nativos e ribeirinhos.

 PODOCNEMIDIDAE - Peltocephalus dumerilianus

CLIQUE AQUI! COMPRE NOSSO E-BOOK!
VENDA DISPONÍVEL NA AMAZON.COM
COLEÇÃO: AMAZÔNIA, O MUNDO DAS MULHERES DO NORTE

WAWATU DA AMAZÔNIA 

 

      Na Amazônia, do século XIX, devido à cobiça pela borracha, Wawatu, cunhatã do clã Aruak, tem sua aldeia dizimada por brancos. Apesar de ser forçada a viajar para um local desconhecido, casar-se com guerreiro de origem Karib e sofrer com as diferenças de costumes de seus familiares, ela se apaixona.

MAIS DE 100 PÁGINAS DE PURA EMOÇÃO!

QUER GANHAR 24 E-BOOKS GRÁTIS E CONCORRER A PRÊMIOS MENSAIS?

DIGITE E-MAIL, CLIQUE EM ENVIAR E RECEBA DE 15 EM 15 DIAS UM E-BOOK...

Livro "No Mundo das

Mulheres do Norte"

+

Frete Grátis = R$ 49,90

Clique Aqui!

Compre Agora!