Mureru Pinheirinho
O mururé pinheirinho é uma herbácea anfíbia, originária do Brasil, rústica e que está sendo utilizada nos aquários e lagos de peixes.
Esta planta anfíbia quando completamente imersa na água, não produz flores, tem crescimento lento, sem grandes alterações na sua forma e na sua cor, entretanto quando suas folhas ultrapassam a superficie seu crescimento é rápido e uma grande quantidade de flores brancas é produzida.
O mangal bacopa cresce de forma retilínea e horizontal, atinge altura de até 30 cm e quando plantado em grupos, ramifica-se com grande velocidade, formando um arbusto compacto.
Suas raízes são volumosas e em grande quantidade.
Seu caule é suculento, de cor verde intenso e podem ser podados.
Suas folhas são sésseis, oblongas, inteiras, com superfície inferior pontilhadas. Se ficarem a pleno sol amarelam e queimam.
Suas flores são brancas, axilares e solitárias.
Seus frutos são cápsulas ovoides e glabras.
Sua reprodução pode ser feita por estacas ou sementes.
Oldenlandia salzmannii, Hedyotis salzmanni, Bacopa sp. ‘Pantanal’ - RUBIACEAE
MURERU - MURURÉ - PINHEIRINHO
CLIQUE AQUI! COMPRE NOSSO E-BOOK!
VENDA DISPONÍVEL NA AMAZON.COM
COLEÇÃO: AMAZÔNIA, O MUNDO DAS MULHERES DO NORTE
WAWATU DA AMAZÔNIA
Na Amazônia, do século XIX, devido à cobiça pela borracha, Wawatu, cunhatã do clã Aruak, tem sua aldeia dizimada por brancos. Apesar de ser forçada a viajar para um local desconhecido, casar-se com guerreiro de origem Karib e sofrer com as diferenças de costumes de seus familiares, ela se apaixona.