A monguba, também conhecida como mamorama castanhola, é uma árvore frondosa e bonita nativa das várzeas da América Latina.

Esta planta vegeta espontaneamente em locais úmidos, como as margens de rios e lagos, ou em terrenos alagadiços. Apresenta o fenômeno de caducifólia.

Suas folhas são pecioladas e digitadas apresentando de 5 a 9 folíolos verde-escuros.

Suas flores são castanho-avermelhadas, com 5 pétalas grandes, estreitas e compridas, apresentando muitos estames brancos na parte basal e róseo-avermelhados em direção ao ápice.

Seus frutos são cápsulas septicida, pentacarpelar, simples, deiscente, lenhosas, de textura aveludadas e coloração castanho-avermelhada.

Suas sementes são comestíveis, circulares, grandes, permanecem envoltas em meio a uma paina branca, sendo bastante apreciada pela fauna amazônica. São albuminosas, com coloração castanho clara inicialmente, mudando para tons mais escuros com o decorrer do tempo.

Pachira aquatica - BOMBACACEAE

MONGUBA - CACAU SELVAGEM - CASTANHEIRO DA GUIANA

CLIQUE AQUI! COMPRE NOSSO E-BOOK!
VENDA DISPONÍVEL NA AMAZON.COM
COLEÇÃO: AMAZÔNIA, O MUNDO DAS MULHERES DO NORTE

WAWATU DA AMAZÔNIA 

 

      Na Amazônia, do século XIX, devido à cobiça pela borracha, Wawatu, cunhatã do clã Aruak, tem sua aldeia dizimada por brancos. Apesar de ser forçada a viajar para um local desconhecido, casar-se com guerreiro de origem Karib e sofrer com as diferenças de costumes de seus familiares, ela se apaixona.

MAIS DE 100 PÁGINAS DE PURA EMOÇÃO!

QUER GANHAR 24 E-BOOKS GRÁTIS E CONCORRER A PRÊMIOS MENSAIS?

DIGITE E-MAIL, CLIQUE EM ENVIAR E RECEBA DE 15 EM 15 DIAS UM E-BOOK...

Livro "No Mundo das

Mulheres do Norte"

+

Frete Grátis = R$ 49,90

Clique Aqui!

Compre Agora!