Geophagus altifrons

O nome deriva de mega = grande + sema = marca, aludindo à grande mancha lateral no corpo.
Esta espécie é encontrada no Rio Guaporé Rio que forma a fronteira entre Brasil e Bolívia e fica pelos 20 cm’s.
Pode ser distinguida das outras espécies sem marcação na cabeça, por não ter barras verticais e pela grande mancha bem marcada no corpo.

O nome da espécie é derivado de do Latim altus = alta + testa = fron, querendo significar testa alta. Trata-se duma espécie amplamente distribuída por diversos rios da Amazónia, existindo populações conhecidas nos Rios Negro, Tapajós, Trombetas, Tocantins, Araguaia, Uatumã, Guamá, Xingu e Curua, com algumas diferenças ao nível da coloração entre eles. É um dos maiores do género, podendo alcançar os 30 cms.
Podem ser distinguidos dos seus congéneres, pela falta de barras verticais no corpo, mesmo quando estão stressados e pela falta de mancha lateral ou existindo, tem apenas uns dois ou três pontos, sendo esta característica exclusiva da espécie.

O nome desta espécie é curioso, pois do latim proximus significa perto. Isto por ser similar a muitas outras espécies que já eram conhecidas quando a espécie foi descoberta e descrita cientificamente.
Encontra-se distribuída no Perú e Brasil nos Rios Ucayali, Tefe, Trombetas, Janauacá e lago Amana.
Pode ser distinguida das outras espécies com marca preopercular não possuir de barras verticais no corpo, mesmo quando está stressada, tendo uma grande mancha lateral, que a distingue do G. brachybranchus. Normalmente fica pelos 25 cm’s, se bem que existem diferenças entre algumas populações.
 

 

CLIQUE AQUI! COMPRE NOSSO E-BOOK!
VENDA DISPONÍVEL NA AMAZON.COM
COLEÇÃO: AMAZÔNIA, O MUNDO DAS MULHERES DO NORTE

WAWATU DA AMAZÔNIA 

 

      Na Amazônia, do século XIX, devido à cobiça pela borracha, Wawatu, cunhatã do clã Aruak, tem sua aldeia dizimada por brancos. Apesar de ser forçada a viajar para um local desconhecido, casar-se com guerreiro de origem Karib e sofrer com as diferenças de costumes de seus familiares, ela se apaixona.

MAIS DE 100 PÁGINAS DE PURA EMOÇÃO!