No primeiro domingo do mês de agosto, Oriximiná, “a Princesa do Trombetas”, localizada no estado do Pará, vem há mais de meio século, promovendo as festividades de seu padroeiro.

     Na véspera do círio, um sábado, os fiéis promovem a transladação da imagem para Capela do Aimim, no Rio Nhamundá, uma vila que fica bem próxima da cidade.

     Ao entardecer de domingo é de lá, que dezenas de embarcações caprichosamente ornamentadas, partem em procissão trazendo a sua frente uma balsa com uma enorme imagem de Santo Antônio carregando o menino Jesus nos braços.

      O Círio fluvial Noturno é uma romaria na qual os barcos iluminados oferecem um espetáculo de luzes, cores e magia sobre as águas escuras do magnífico rio Trombetas.

      É de arrepiar... No crepúsculo do dia, romeiros no escuro e no silêncio vão soltando pela frente da cidade milhares de barquinhas iluminadas que deslocam-se devagar ao sabor da correnteza nas plácidas águas do rio e se transformam num tapete de pequeninos pontos de luz que cintilam por toda  extensão do trajeto, transformando-o num espelho e dando um encantamento especial  a procissão.

     O cortejo do Círio de Santo Antônio navega guiado pela balsa que traz o santo sendo acompanhada por outras embarcações decoradas com faixas coloridas, que soltam fogos de artifícios transformando o céu num cenário de cascatas e chuvas de estrelas cadentes.

     Quando o cortejo atraca no cais, o Santo é saudado pelas buzinas dos barcos que não acompanharam a procissão e os fieis o recebem em terra com aplausos, cantos religiosos e bandeirolas, enquanto agradecem as graças recebidas e encomendam outras. Então o povo transporta a imagem pelas ruas até a igreja matriz  onde é celebrada a Santa Missa... Nesta ocasião, vagarosamente, as barquinhas iluminadas, representando a fé dos oriximinaenses, continuam a descer o rio levadas pelo vento. As velas, agora esquecidas e tranquilas, deslocam-se calmamente pela correnteza carregadas de novas promessas, preces e muita esperança.

CLIQUE AQUI! COMPRE NOSSO E-BOOK!
VENDA DISPONÍVEL NA AMAZON.COM
COLEÇÃO: AMAZÔNIA, O MUNDO DAS MULHERES DO NORTE

WAWATU DA AMAZÔNIA 

 

      Na Amazônia, do século XIX, devido à cobiça pela borracha, Wawatu, cunhatã do clã Aruak, tem sua aldeia dizimada por brancos. Apesar de ser forçada a viajar para um local desconhecido, casar-se com guerreiro de origem Karib e sofrer com as diferenças de costumes de seus familiares, ela se apaixona.

MAIS DE 100 PÁGINAS DE PURA EMOÇÃO!

QUER GANHAR 24 E-BOOKS GRÁTIS E CONCORRER A PRÊMIOS MENSAIS?

DIGITE E-MAIL, CLIQUE EM ENVIAR E RECEBA DE 15 EM 15 DIAS UM E-BOOK...

Livro "No Mundo das

Mulheres do Norte"

+

Frete Grátis = R$ 49,90

Clique Aqui!

Compre Agora!