Ilha de Cotijuba - BelémIlha Cotijuba Belém Pará Floresta Água do Norte Criscouto Celcoimbra Site Santarém Amazônia Amazonia Amazonica Amazônica Amazon DEF Marketing Turismo livro book

     Banhada pelas águas das Baias do Marajó e do Guajará, Cotijuba é uma das 42 ilhas que pertencem ao arquipélago de Belém.

     Seu nome dado pelos indígenas Tupinambás significa "trilha dourada", devido a cor do chão barrento amarelado.

     Esta ínsula acolhe uma população estimada em aproximadamente 2.000 habitantes que sobrevivem da pesca, agricultura de subsistência,  extrativismo e turismo.

     Cotijuba, desde 1990 foi transformada em Área de Proteção Ambiental e tem orgulho de manter sua fauna e flora dentro dos padrões ecologicamente corretos.

     O transporte de passageiros deste balneário é realizado por charretes atreladas a equinos, bondinhos movidos por tratores, bicicletas ou motocicletas. O uso de carros só é permitido no caso de doença ou garantia da segurança na ilha. 

      Este lugar abriga os escombros de um dos mais antigos engenhos da Amazônia, a “Fazendinha” e também do presídio Educandário Nogueira de Faria.

     A infraestrutura da ilha é rústica, com água de poços e energia elétrica proveniente de geradores.

Ilha Cotijuba Belém Pará Floresta Água do Norte Criscouto Celcoimbra Site Santarém Amazônia Amazonia Amazonica Amazônica Amazon DEF Marketing Turismo livro book

     Sua principal atração são as doze praias de água doce, dentre elas se destacam as praias do Farol, do Amor, da Saudade, Funda, Flexeira e Vai Quem Quer, todas lavadas pela Baía do Marajó que permitem o banho, numa extensão de mais de 15 km. As outras possuem o fundo barrento, estão rodeadas por mangue e só são utilizadas para pesca de curral, onde captura-se camarões e peixes.

     A Ilha de Cotijuba possui aproximadamente 1600 hectares ou 60 km² que encontram-se rasgados por cerca de seis igarapés e dezesseis lagos.

     O acesso à ilha de Cotijuba se faz através de embarcações que saem do trapiche de Icoaraci, em Belém. A travessia demora cerca de 45 minutos, sendo que os barcos partem depois das 7 horas, de hora em hora.

Ilha Cotijuba Belém Pará Floresta Água do Norte Criscouto Celcoimbra Site Santarém Amazônia Amazonia Amazonica Amazônica Amazon DEF Marketing Turismo livro book

mapa Ilha Cotijuba Belém Pará Floresta Água do Norte Criscouto Celcoimbra Site Santarém Amazônia Amazonia Amazonica Amazônica Amazon DEF Marketing Turismo livro book mapa Ilha Cotijuba Belém Pará Floresta Água do Norte Criscouto Celcoimbra Site Santarém Amazônia Amazonia Amazonica Amazônica Amazon DEF Marketing Turismo livro book

Mapa do Estado do Pará - Cidade Belém
MAPA PARÁ santarém belem alenquer obidos oriximmina bragança salinopolis
FONTE: GUIANET - GOOGLE
CLIQUE AQUI! COMPRE NOSSO E-BOOK!
VENDA DISPONÍVEL NA AMAZON.COM
COLEÇÃO: AMAZÔNIA, O MUNDO DAS MULHERES DO NORTE

WAWATU DA AMAZÔNIA 

 

      Na Amazônia, do século XIX, devido à cobiça pela borracha, Wawatu, cunhatã do clã Aruak, tem sua aldeia dizimada por brancos. Apesar de ser forçada a viajar para um local desconhecido, casar-se com guerreiro de origem Karib e sofrer com as diferenças de costumes de seus familiares, ela se apaixona.

MAIS DE 100 PÁGINAS DE PURA EMOÇÃO!

QUER GANHAR 24 E-BOOKS GRÁTIS E CONCORRER A PRÊMIOS MENSAIS?

DIGITE E-MAIL, CLIQUE EM ENVIAR E RECEBA DE 15 EM 15 DIAS UM E-BOOK...

Livro "No Mundo das

Mulheres do Norte"

+

Frete Grátis = R$ 49,90

Clique Aqui!

Compre Agora!