Igarapé do Encantado - Aramanai/Belterra
Quando as águas se encontram, na vila do Aramanaí, do município de Belterra, estado do Pará, a paisagem modificar-se com rara beleza, colocando a disposição do visitante o prazer de usufruir de banhos de rio, lago e igarapé num mesmo dia.
Mês de férias, julho, o balneário se alegra. É hora de brincar com o "Festiara", a disputa das Iaras que seduzem o lugar. Representadas em canto, dança e versos pelas moças formosas da vila, ao som de carimbó, saias rodando e pés batendo na areia, a Iara morena reverencia a Mãe D'Água do Rio, enquanto a Iara loura, a Mãe D'Água do Lago.
Como padroeira do povoado, Nossa Senhora das Dores é celebrada pelos devotos da região em setembro. Pelas ruas de terra batida, enfeitadas com bandeirolas e flores, a procissão caminha até encontrar o rio e segue viagem de barco com estrondos de fogos de artifícios e gritos de aclamação, abençoando os pescadores e ribeirinhos que aplaudem a santa aos brados, e contritos em fé, pagam suas promessas pelas graças alcançadas.
Mapa dos Lagos e Praias de Belterra no Rio Tapajós
FONTE: MAENATUREZAECOTURISMO, FIOCRUZ, GOOGLE
Mapa das Praias de Belterra no Rio Tapajós
FONTE: MAENATUREZAECOTURISMO, FIOCRUZ, GOOGLE
Mapa das Praias de Belterra, Rio Arapiuns e Rio Tapajós
FONTE: MAENATUREZAECOTURISMO, FIOCRUZ, GOOGLE
CLIQUE AQUI! COMPRE NOSSO E-BOOK!
VENDA DISPONÍVEL NA AMAZON.COM
COLEÇÃO: AMAZÔNIA, O MUNDO DAS MULHERES DO NORTE
WAWATU DA AMAZÔNIA
Na Amazônia, do século XIX, devido à cobiça pela borracha, Wawatu, cunhatã do clã Aruak, tem sua aldeia dizimada por brancos. Apesar de ser forçada a viajar para um local desconhecido, casar-se com guerreiro de origem Karib e sofrer com as diferenças de costumes de seus familiares, ela se apaixona.