O tucumãzeiro é uma palmeira nativa da Amazônia, muito encontrada vegetando em estado selvagem nas florestas de terra firme, além de ser comumente associada a ambientes degradados, como pastos, roças ou matas de vegetação secundária.

     O tucumãzeiro do Amazonas apresenta um monocaule (solitário) ereto guarnecido de espinhos negros, finos, longos e pontiagudo, dispostos em anéis, que se adensam em sua metade superior. Seu estipe pode atingir mais de 25 metros de altura, tendo como média de diâmetro de tronco 30 cm.

     As folhas do tucumãzeiro são pinadas (como penas), ascendentes, cheias de espinhos e podem ultrapassar 5 metros de comprimento.

      As inflorescências são interfoliares, monoicas e possuem flores marrons masculinas e femininas no mesmo cacho.

    Os frutos do tucumãzeiro do Amazonas são drupas elipsoides, medem aproximadamente 4 x 6 cm, estão  cobertos de casca coriácea, lisa e verde, que fica verde-amarelada quando maduros. Sua polpa espessa e compacta na cor amarela alaranjada, em conjunto com um endocarpo duro, envolve uma única semente branca e oleosa.

     A propagação do tucumãzeiro é feita por sementes.

     As folhas servem para confecção de redes, arco de flecha e cestos.

     Seus frutos são bastante apreciados pelos nortistas, sendo consumidos ao natural, em sanduiche, na forma de sorvete, suco, licor e doce.

     Por ser menos fibrosa e mais carnuda, a polpa do tucumã-açu do Amazonas é a mais indicada para fabricação de sanduiches e recheios de tapiocas, comuns nos lanches regionais de Manaus, mas por causa de sua dimensão grande, seu endocarpo não serve para confecção dos tradicionais anéis naturais, sendo que o fruto indicado para confecção desta biojoia é o tucumã-í, que tem o tamanho sob medida para aderir aos dedos.

     O endocarpo duro do tucumã presta-se para confecção artesanatos e biojóias, enquanto suas sementes servem de matéria prima para um tipo de óleo comestível.

ARECACEAE - Astrocaryum tucuma

TUCUMÃ DO AMAZONAS – TUCUMÃ-AÇU – ACAIÚRA – ACUIURU - COQUEIRO TUCUMÃ - TUCUM

     Drupa: tipo de fruto que contém uma semente, a qual só desgruda do caroço de forma mecânica

     Endocarpo: região do fruto que protege a semente.

     Monoico: vegetal em que cada indivíduo apresenta flores masculinas e femininas.

CLIQUE AQUI! COMPRE NOSSO E-BOOK!
VENDA DISPONÍVEL NA AMAZON.COM
COLEÇÃO: AMAZÔNIA, O MUNDO DAS MULHERES DO NORTE

WAWATU DA AMAZÔNIA 

 

      Na Amazônia, do século XIX, devido à cobiça pela borracha, Wawatu, cunhatã do clã Aruak, tem sua aldeia dizimada por brancos. Apesar de ser forçada a viajar para um local desconhecido, casar-se com guerreiro de origem Karib e sofrer com as diferenças de costumes de seus familiares, ela se apaixona.

MAIS DE 100 PÁGINAS DE PURA EMOÇÃO!

QUER GANHAR 24 E-BOOKS GRÁTIS E CONCORRER A PRÊMIOS MENSAIS?

DIGITE E-MAIL, CLIQUE EM ENVIAR E RECEBA DE 15 EM 15 DIAS UM E-BOOK...

Livro "No Mundo das

Mulheres do Norte"

+

Frete Grátis = R$ 49,90

Clique Aqui!

Compre Agora!