A aninga é uma planta que vive em ambientes aquáticos sendo encontrada nas várzeas amazônicas e em diversos ecossistemas inundáveis como os igapós, margens de rios, furos e igarapés.

As folhas e frutos dessa planta fazem parte da dieta de peixes, tartarugas, peixes-boi, capivaras, bois e búfalos.

 

Sua seiva é urticante e causa queimaduras na pele e em contato com os olhos, pode causar a cegueira, porém um aningal pode inibir em mais de 80% o crescimento do parasita causador da malária.

 

A aninga pode ser usada para controlar os níveis de contaminantes presentes no solo e na água. Ela pode ser utilizada para equilibrar um ecossistema, controlando os níveis de contaminantes orgânicos e inorgânicos presentes no solo e na água, como filtro natural na limpeza de rios e solo.

 

O caboclo usa chás de folhas de aninga como remédio, entretanto a ingestão de partes desta planta não é indicada, já que a alta quantidade de mineral tóxico existente em seu interior pode ser absorvido pelo corpo humano e causar doenças neurodegenerativas ou a morte por  envenenamento.

 

ARACEAE - Montrichardia sp.

 

CLIQUE AQUI! COMPRE NOSSO E-BOOK!
VENDA DISPONÍVEL NA AMAZON.COM
COLEÇÃO: AMAZÔNIA, O MUNDO DAS MULHERES DO NORTE

WAWATU DA AMAZÔNIA 

 

      Na Amazônia, do século XIX, devido à cobiça pela borracha, Wawatu, cunhatã do clã Aruak, tem sua aldeia dizimada por brancos. Apesar de ser forçada a viajar para um local desconhecido, casar-se com guerreiro de origem Karib e sofrer com as diferenças de costumes de seus familiares, ela se apaixona.

MAIS DE 100 PÁGINAS DE PURA EMOÇÃO!

QUER GANHAR 24 E-BOOKS GRÁTIS E CONCORRER A PRÊMIOS MENSAIS?

DIGITE E-MAIL, CLIQUE EM ENVIAR E RECEBA DE 15 EM 15 DIAS UM E-BOOK...

Livro "No Mundo das

Mulheres do Norte"

+

Frete Grátis = R$ 49,90

Clique Aqui!

Compre Agora!