Mamífero da ordem dos roedores, também conhecido como porco-espinho de cauda, o “quandu” ou “cuandu”, habita as matas da Amazônia sendo pouco visto pelos moradores das áreas rurais por causa de seus hábitos noturnos.

Este animal tem as partes superiores cobertas com fortes farpados de coloração branca ou amarelo pálido na base e na ponta, e preto ou marrom escuro no centro.

 

É adaptado a viver em árvores utilizando a cauda para prender-se aos galhos.

 

As fêmeas dão a luz a um ou dois filhotes depois de uma gestação de aproximadamente 7 meses, e o filhote é alimentado e protegido pelos pais por cerca de 3 meses.

 

O quandu vive  em média 10 anos, é solitário, descansa de dia nas copas das árvores ou em tronco ocos e sai a noite em busca de alimentos (sementes, frutos, cocos, cascas de árvores e folhas).

 

 ERETHIZONTIDAE - Coendou sp.

 

A LENDA DO PORCO ESPINHO

 

 Durante a era glacial os animais precisaram se agrupavam para se aquecer ou morriam por causa do frio.

 

Os porcos-espinhos, percebendo a situação, resolveram se juntar em grupos, para se agasalhar e se proteger mutuamente, mas os espinhos de cada um, feria os companheiros mais próximos, justamente os que ofereciam mais calor. Então precisaram fazer uma escolha: ou desaparecer da Terra ou aceitar os espinhos dos companheiros. Com sabedoria, decidiram ficar juntos, aprendendo a conviver com as feridas que a relação com pessoas próximas podem causar, já que o mais importante era o calor do outro. E assim sobreviveram.

 

Moral da História

       A melhor amizade não é aquela que une pessoas perfeitas, mas aquela onde cada um aprende a conviver com os defeitos do outro e admirar suas qualidades.

CLIQUE AQUI! COMPRE NOSSO E-BOOK!
VENDA DISPONÍVEL NA AMAZON.COM
COLEÇÃO: AMAZÔNIA, O MUNDO DAS MULHERES DO NORTE

WAWATU DA AMAZÔNIA 

 

      Na Amazônia, do século XIX, devido à cobiça pela borracha, Wawatu, cunhatã do clã Aruak, tem sua aldeia dizimada por brancos. Apesar de ser forçada a viajar para um local desconhecido, casar-se com guerreiro de origem Karib e sofrer com as diferenças de costumes de seus familiares, ela se apaixona.

MAIS DE 100 PÁGINAS DE PURA EMOÇÃO!

QUER GANHAR 24 E-BOOKS GRÁTIS E CONCORRER A PRÊMIOS MENSAIS?

DIGITE E-MAIL, CLIQUE EM ENVIAR E RECEBA DE 15 EM 15 DIAS UM E-BOOK...

Livro "No Mundo das

Mulheres do Norte"

+

Frete Grátis = R$ 49,90

Clique Aqui!

Compre Agora!