O cajuizeiro é uma árvore rústica, nativa do Brasil, muito encontrada no estado silvestre na floresta Amazônica, e explorada pelo extrativismo, na coleta de polpa do pseudofruto e da castanha.

     Nas matas do norte, o cajuízeiro cresce para o alto, chegando a alcançar mais de 20 metros, diferenciando-se do caju que cresce para os lados, formando copas com grandes circunferências.

     Suas folhas são verdes, simples, grandes, coriáceas, de formato oval.

     Suas flores são pequenas, de coloração avermelhadas ou amarela-esbranquiçadas, perfumadas, melíferas, com 5 pételas soltas e grupadas em inflorescência do tipo panículas.

     O cajuí apresenta um pedúnculo frutífero ou pseudofruto carnoso (talo que liga o galho ao fruto) e um fruto verdadeiro que é a castanha. Ele parece uma miniatura perfeita do caju comum, sendo apenas seu sabor muito mais ácido.

     O pedúnculo do cajuí nativo é muito azedo e, portanto normalmente é consumido sob a forma de sucos, passas, doces ou sorvetes.

     A castanha de cajuí pode ser beneficiada: descascada e assada. Os pedaços maiores e inteiros são aproveitados para a produção da amêndoa; os pedaços menores são socados junto com farinha de mandioca e açúcar e vendidos como paçoca.

ANACARDIACEAE - Anacardium occidentalis

CAJUEIRO MIRIM – CAJU-I ACAJUBA MIÚDA – CASTANHA DE CAJÚ

CLIQUE AQUI! COMPRE NOSSO E-BOOK!
VENDA DISPONÍVEL NA AMAZON.COM
COLEÇÃO: AMAZÔNIA, O MUNDO DAS MULHERES DO NORTE

WAWATU DA AMAZÔNIA 

 

      Na Amazônia, do século XIX, devido à cobiça pela borracha, Wawatu, cunhatã do clã Aruak, tem sua aldeia dizimada por brancos. Apesar de ser forçada a viajar para um local desconhecido, casar-se com guerreiro de origem Karib e sofrer com as diferenças de costumes de seus familiares, ela se apaixona.

MAIS DE 100 PÁGINAS DE PURA EMOÇÃO!

QUER GANHAR 24 E-BOOKS GRÁTIS E CONCORRER A PRÊMIOS MENSAIS?

DIGITE E-MAIL, CLIQUE EM ENVIAR E RECEBA DE 15 EM 15 DIAS UM E-BOOK...

Livro "No Mundo das

Mulheres do Norte"

+

Frete Grátis = R$ 49,90

Clique Aqui!

Compre Agora!