O jatobazeiro é um vegetal originário da América Latina produtor de uma das madeiras nobres comuns de serem encontradas vegetando naturalmente na floresta amazônica.

     É uma árvore alta, que atinge mais de 40 m de altura, quando mostra o diâmetro maior que 2 m.

     Sua casca é lisa, castanho-acinzentada e o caule produz uma goma ou resina, conhecida como “jutaicica” ou “copal-da-américa”, que é utilizada na fabricação de vernizes.

     Suas folhas são brilhantes, coriáceas, alternas e bifoliadas, ou seja, apresentam dois folíolos opostos de formato lanceolado e margens inteiras.

     Suas flores são brancas, hermafroditas, com 5 pétalas e presentes em inflorescência do tipo panícula terminal.

     Seus frutos são vagens indeiscentes, secas, muito duras, de casca lenhosa na cor marrom escura, que medem cerca de 12 cm de comprimento. A polpa farinácea, adocicada e amarelo-clara reveste de 2 a 6 sementes grandes e negras.

      Nos quintais do norte, dificilmente se faz a propagação do jutaizeiro, porque ele normalmente só começa a florir e frutificar a partir dos dez anos. Geralmente, o jutaizeiro faz parte da flora nativa, utilizada por nós nativos no extrativismo madeireiro ou sustentável.

     No norte, a polpa do jatobá é consumida “in natura” ou na utilização de licores e doces, sendo que os frutos são quebrados com martelo e a polpa retirada com faca.

FABACEAE   -  Hymenaea courbaril

INFLORESCÊNCIA = é a parte do vegetal onde estão dispostos os grupos de flores.

INDEISCENTE = é o tipo de fruto que, quando maduro, não se abre e portanto, não libera as sementes.

PANÍCULA = é o tipo de inflorescência onde as flores estão disposta em forma de cone ou pirâmide.

VAGEM ou LEGUME = é o tipo de fruto seco, característico das leguminosas, que apresenta um único carpelo (folha modificada que se fecha sobre os óvulos) com uma ou várias sementes.

CLIQUE AQUI! COMPRE NOSSO E-BOOK!
VENDA DISPONÍVEL NA AMAZON.COM
COLEÇÃO: AMAZÔNIA, O MUNDO DAS MULHERES DO NORTE

WAWATU DA AMAZÔNIA 

 

      Na Amazônia, do século XIX, devido à cobiça pela borracha, Wawatu, cunhatã do clã Aruak, tem sua aldeia dizimada por brancos. Apesar de ser forçada a viajar para um local desconhecido, casar-se com guerreiro de origem Karib e sofrer com as diferenças de costumes de seus familiares, ela se apaixona.

MAIS DE 100 PÁGINAS DE PURA EMOÇÃO!

QUER GANHAR 24 E-BOOKS GRÁTIS E CONCORRER A PRÊMIOS MENSAIS?

DIGITE E-MAIL, CLIQUE EM ENVIAR E RECEBA DE 15 EM 15 DIAS UM E-BOOK...

Livro "No Mundo das

Mulheres do Norte"

+

Frete Grátis = R$ 49,90

Clique Aqui!

Compre Agora!