TRINTA REIS DO BICO AMARELO
O trinta réis de bico amarelo, também chamado de andorinha de bico amarelo, é uma ave marinha, presente no Brasil ao longo do litoral, que ocasionalmente sobe o rio Amazonas, sendo muito comum encontrá-los aos bandos, pescando no oceano Atlântico da costa da Amazônia.
O gênero Sterna apresenta muitas variações morfológicas e a espécie S. eurygnatha não foge a regra.
Estudos recentes demonstram que tanto adultos como jovens podem apresentar cores diferentes (preto e amarelo) de bico e pernas, e que seus ovos são manchados de preto, mas podem ter cores cinza, creme ou marrom. Os adultos possuem em média 37 cm, tem asas longas, pernas curtas e dedos unidos por membranas. A cauda é bifurcada e o bico é reto e pontiagudo. Na época do acasalamento geralmente apresentam o dorso cinza, a parte inferior do pescoço até o rabo na cor branca e um chapéu preto. Fora da época da cópula expõem a fronte branca.
Os pontos de reprodução no Brasil deste animal são algumas ilhas litorâneas da região sul e sudeste. Lá eles constroem colônias e cuidam dos filhotes em simpatria com outras aves marinhas. A escolha do local de nidificação pode mudar de um ano para outro, bem como o lugar pode ser abandonado pelos adultos, caso o berçário seja perturbado em excesso.
Os pares são monogâmicos. O ninho é simples e construídos em terreno seco ou em arbusto. A fêmea coloca normalmente só um ovo. O filhote nasce nidífugo, coberto de penas, capaz de caminhar e se alimentar sozinho. É cuidados por ambos os pais.
Por serem pássaros pequenos, seus ovos e suas crias sofrem muito a predação de aves maiores, principalmente das gaivotas, urubus e gaviões.
O tempo de choco dura cerca de 27 dias e as andorinhas costumam iniciar seus voos na quinta semana de vida.
Esses animais são gregários e piscívoros. Aproveitam-se dos descartes da atividade pesqueira ou se alimentam no mar aberto. Pairam no ar, mergulham de grandes alturas, com o bico voltado para baixo e capturaram pequenas presas embaixo da água. Promovem um belíssimo espetáculo contrastando com as praias e as cores das águas tropicais.
LARIDAE - Sterna eurygnatha
Obs: *FILHOTES NIDÍFUGOS OU PRECOCIAL = nascem cobertos de penas, são capazes de se alimentar sozinhos e de caminhar ou nadar, saindo do ninho e acompanhando os pais.
CLIQUE AQUI! COMPRE NOSSO E-BOOK!
VENDA DISPONÍVEL NA AMAZON.COM
COLEÇÃO: AMAZÔNIA, O MUNDO DAS MULHERES DO NORTE
WAWATU DA AMAZÔNIA
Na Amazônia, do século XIX, devido à cobiça pela borracha, Wawatu, cunhatã do clã Aruak, tem sua aldeia dizimada por brancos. Apesar de ser forçada a viajar para um local desconhecido, casar-se com guerreiro de origem Karib e sofrer com as diferenças de costumes de seus familiares, ela se apaixona.
QUER GANHAR 24 E-BOOKS GRÁTIS E CONCORRER A PRÊMIOS MENSAIS?
DIGITE E-MAIL, CLIQUE EM ENVIAR E RECEBA DE 15 EM 15 DIAS UM E-BOOK...