INGÁ-Í
O ingaizeiro é uma árvore originária da Amazônia, encontrada em muitas matas do norte ainda no seu estado silvestre, margeando rios e lagos.
Esta bonita planta, que pode ultrapassar os 20 metros de altura, possui o tronco ereto, de casca áspera, com copa ampla e cheia de muitos galhos.
Suas folhas são compostas, paripinadas, pilosas, contendo 2 ou 3 pares de folíolos elípticos e coriáceos, lisos e brilhantes.
Suas flores são brancas, perfumadas, pilosas, tubulares, hermafroditas, murcham em um dia e estão agrupadas em inflorescência do tipo espiga axilares.
Seus frutos são pequenos. do tipo vagem, amarelo-esverdeados, medindo de 4 a 7 cm, dotados de 1 a 5 sementes grandes, ovais e acinzentadas. A polpa é branca, fofa e adocicada.
No norte, a propagação desta árvore é feita por sementes e sua fruta é comercializada nas feiras ao natural. Os caroços são chupados e as sementes jogadas fora.
FABACEAE - Inga laurina
INGA-Í - INGÁ MIRIM - INGÁ DE MACACO
Pinadas : semelhante a pena
CLIQUE AQUI! COMPRE NOSSO E-BOOK!
VENDA DISPONÍVEL NA AMAZON.COM
COLEÇÃO: AMAZÔNIA, O MUNDO DAS MULHERES DO NORTE
WAWATU DA AMAZÔNIA
Na Amazônia, do século XIX, devido à cobiça pela borracha, Wawatu, cunhatã do clã Aruak, tem sua aldeia dizimada por brancos. Apesar de ser forçada a viajar para um local desconhecido, casar-se com guerreiro de origem Karib e sofrer com as diferenças de costumes de seus familiares, ela se apaixona.
QUER GANHAR 24 E-BOOKS GRÁTIS E CONCORRER A PRÊMIOS MENSAIS?
DIGITE E-MAIL, CLIQUE EM ENVIAR E RECEBA DE 15 EM 15 DIAS UM E-BOOK...