A planta do curauá é um vegetal herbáceo, natural da Amazônia, que está sendo propagado de forma racional para produção de fibra têxtil de excelente qualidade.

     Este vegetal atinge cerca de 1,5 metros e apresenta raiz superficial e fasciculada.

     Suas folhas, produtoras de fibra, são eretas, coriáceas, medem em média 5 cm de largura por 0,5 cm de espessura e 150 cm de comprimento. As bordas das folhas dessa bromélia não contem espinhos.

     Existem duas variedades distintas deste tipo de bromélia:

- Curauá roxo – apresenta folhas roxas, menor porte e menor rendimento em fibra.

- Curauá branco – possui folhas verde claro, maior porte, melhor rendimento em quantidade e maciez de fibra, além de produzir mais rebentos, por isso é o mais utilizado nos plantios sustentáveis.

     Suas flores hermafroditas estão agrupadas em inflorescência do tipo espiga.

     O pseudofruto é composto, do tipo sorose,  semelhante a um pequeno abacaxi de 6 cm. Sua polpa é amarela, doce e fibrosa.

      A propagação do curauá é feita através das mudas que nascem na base foliar, rizoma e frutos.

     A produção é colhida pela primeira vez após um ano do plantio, retirando-se manualmente dois quilos de folhas de cada planta, cerca de 24 unidades maduras. Esse processo é repetido a cada três meses.

     A fibra deste vegetal é comparável à fibra de vidro em resistência, maciez e peso, além de ser reciclável e biodegradável, por isso está se transformando numa matéria prima ecologicamente correta a ser usada pelas indústrias têxtil e automobilística.

 BROMELIACEAE – Ananas erectifolius

Curauá Anannas erectifolius Bromeliaceae Fibra Textil Fruta Nativa da Amazônia Floresta Água do Norte Celcoimbra Site Santarém Pará pineapple piña DEF Marketing Turismo

ESPIGA = é o tipo de inflorescência onde as flores sésseis (sem pedúnculo ou cabo) estão dispostas em um eixo.

SOROSE = é o tipo de fruto composto formado pela união de um grande número de frutos simples dispostos em torno do eixo da inflorescência.

PSEUDOFRUTO = é a parte comestível da planta que não é formada pelo ovário fecundado e amadurecido.

INFLORESCÊNCIA = é a parte do vegetal onde estão dispostos os grupos de flores.

Curauá Anannas erectifolius Bromeliaceae Fibra Textil Fruta Nativa da Amazônia Floresta Água do Norte Celcoimbra Site Santarém Pará pineapple piña DEF Marketing Turismo

CLIQUE AQUI! COMPRE NOSSO E-BOOK!
VENDA DISPONÍVEL NA AMAZON.COM
COLEÇÃO: AMAZÔNIA, O MUNDO DAS MULHERES DO NORTE

WAWATU DA AMAZÔNIA 

 

      Na Amazônia, do século XIX, devido à cobiça pela borracha, Wawatu, cunhatã do clã Aruak, tem sua aldeia dizimada por brancos. Apesar de ser forçada a viajar para um local desconhecido, casar-se com guerreiro de origem Karib e sofrer com as diferenças de costumes de seus familiares, ela se apaixona.

MAIS DE 100 PÁGINAS DE PURA EMOÇÃO!

QUER GANHAR 24 E-BOOKS GRÁTIS E CONCORRER A PRÊMIOS MENSAIS?

DIGITE E-MAIL, CLIQUE EM ENVIAR E RECEBA DE 15 EM 15 DIAS UM E-BOOK...

Livro "No Mundo das

Mulheres do Norte"

+

Frete Grátis = R$ 49,90

Clique Aqui!

Compre Agora!