Abacate Tropical
O abacateiro tropical é uma planta nativa da América muito apreciada no norte. Esta árvore é alta, ultrapassa os 30 metros, apresenta copa ereta e não sofre caducifolia.
Suas folhas são verdes escuras, brilhantes, simples, alternas, coriáceas e lanceoladas.
As inflorescências em forma de panículas terminais aparecem nos ramos novos. As flores são pequenas e esverdeadas. Elas não possuem pétalas, somente seis sépalas grandes e separadas. Estas flores são produzidas aos milhares, mas poucas formam frutos, porque apesar de serem hermafroditas, sofrem o fenômeno de dicogamia protogínica, onde há diferença da época de maturação entre a parte feminina e a parte masculina, impossibilitando a autofecundação.
Seus frutos são drupas ovóides de casca verde brilhante. Normalmente ao amadurecer, despencam dos galhos e caem ao chão exalando um odor forte. A polpa cremosa, espessa, gordurosa, comestível e de cor amarelada reveste uma única grande semente.
A propagação deste tipo de abacateiro, no norte, é feita através de enxertia. Geralmente são plantados aos pares por causa de sua polinização ser obrigatoriamente cruzada e entre árvores diferentes.
No norte, os abacates, são consumidos com leite e açúcar em cremes, sorvetes e sucos.
LAURACEAE - Persea americana
ABACATE TROPICAL – ABACADO - ABACATEIRO
DRUPA = é o tipo de fruto carnoso, que tem só uma semente que fica firmemente aderida à polpa.
CADUCIFOLIA = é o fenômeno de perder e trocar todas as folhas em determinada época do ano.
INFLORESCÊNCIA = é a parte do vegetal onde estão dispostos os grupos de flores.
PANÍCULAS = é o tipo de inflorescência onde as flores estão disposta em forma de cone ou pirâmide.
CLIQUE AQUI! COMPRE NOSSO E-BOOK!
VENDA DISPONÍVEL NA AMAZON.COM
COLEÇÃO: AMAZÔNIA, O MUNDO DAS MULHERES DO NORTE
WAWATU DA AMAZÔNIA
Na Amazônia, do século XIX, devido à cobiça pela borracha, Wawatu, cunhatã do clã Aruak, tem sua aldeia dizimada por brancos. Apesar de ser forçada a viajar para um local desconhecido, casar-se com guerreiro de origem Karib e sofrer com as diferenças de costumes de seus familiares, ela se apaixona.