Ninféias

     As ninféias são plantas semi-aquáticas perenes, adaptada às margens de rios calmos ou lagos, que produzem as flores mais belas do mundo, sendo que algumas de suas espécies são nativas da Amazônia.
     Este vegetal possui um grande rizoma, carnoso e horizontal, que fixa-se no lodo do fundo dos lagos a uma profundidade de 60 cm de onde emergem os pecíolos das folhas.
     Suas folhas, que têm os pecíolos longos submersos presos ao rizoma no chão, são arredondadas com recorte na base, verdes, coriáceas, brilhantes, apresentam formato achatado ou cordiforme e são geralmente flutuantes.
     Suas flores solitárias e vistosas são grandes, perfumadas, têm quatro sépalas verdes e diversas pétalas de cores vibrantes que variam com a espécie. São hermafroditas, podendo se autopolinizar ou serem polinizadas por insetos.
     As ninfeias cultivadas a pleno sol produzem pequenos frutos do tipo aquênio, com várias sementes que se espalham pela correnteza.
     Este vegetal pode adaptar-se aos ambientes poluídos e auxiliar na recuperação da ecologia aquática. Sua reprodução é feita por divisão de tubérculos ou por sementes.
NYMPHAEACEAE - Nymphaea sp.
AQUÊNIO = é o tipo de fruto seco, indeiscente, cujas sementes encontram-se aderidas ao fruto.

Ninfeia Nymphaeaceae Nymphaea nenufar water lily Flor Nativa da Amazônia Vida de rio Floresta Água do Norte Celcoimbra Site Santarém Pará DEF Marketing Turismo

Contato

Florestaaguadonorte

florestaaguadonorte@gmail.com

Pesquisar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode