A bacabeira é uma palmeira nativa da Amazônia, muito encontrada na mata virgem de terra firme, e bastante utilizada em construções rústicas e no paisagismo da região norte.

Esta planta apresenta um monocaule (solitário) alto com o estipe (caule aéreo, reto, cilíndrico e sem ramos) liso. Existem várias espécies de bacabeira, sendo que algumas podem atingir mais de 20 metros de altura, tendo como média de diâmetro de tronco de 20 a 25 cm. 

 

As folhas das bacabeiras são pinadas (como penas), sendo os folíolos emitidos na nervura central.

 

As inflorescências têm ráquila (eixo central) ramificada, de onde desabrocham as flores. Suas flores amareladas ou avermelhadas são unissexuadas e na proporção de uma feminina para duas masculinas.

 

 Os frutos são drupas arredondadas de aproximadamente 2 centímetros de diâmetro, casca verde quando imaturos e cor roxo-escura, quando maduros. Formam cachos robustos e grandes. Sua polpa é fina, esbranquiçada e carnosa. Na parte central do fruto está sua única semente.

 

A propagação da bacaba é feita por sementes que germinam entre 60 e 120 dias.

 

A bacabeira apresenta crescimento lento, com inicio de produção aproximadamente aos 6 anos.

 

A polpa do fruto da bacaba é utilizada no preparo do "vinho", o qual é degustado com açúcar e farinha d’água ou de tapioca.

 

Do tronco da bacabeira pode ser extraído palmito e suas folhas servem para cobertura de malocas e fabricação de artesanatos.

 

ARECACEAE - Oenocarpus bacaba

 

BACABEIRA - BACABA-AÇÚ – BACABA VERDADEIRA - ABACABA

          Drupa: tipo de fruto que contém uma semente, a qual só desgruda do caroço de forma mecânica.

CLIQUE AQUI! COMPRE NOSSO E-BOOK!
VENDA DISPONÍVEL NA AMAZON.COM
COLEÇÃO: AMAZÔNIA, O MUNDO DAS MULHERES DO NORTE

WAWATU DA AMAZÔNIA 

 

      Na Amazônia, do século XIX, devido à cobiça pela borracha, Wawatu, cunhatã do clã Aruak, tem sua aldeia dizimada por brancos. Apesar de ser forçada a viajar para um local desconhecido, casar-se com guerreiro de origem Karib e sofrer com as diferenças de costumes de seus familiares, ela se apaixona.

MAIS DE 100 PÁGINAS DE PURA EMOÇÃO!

QUER GANHAR 24 E-BOOKS GRÁTIS E CONCORRER A PRÊMIOS MENSAIS?

DIGITE E-MAIL, CLIQUE EM ENVIAR E RECEBA DE 15 EM 15 DIAS UM E-BOOK...

Livro "No Mundo das

Mulheres do Norte"

+

Frete Grátis = R$ 49,90

Clique Aqui!

Compre Agora!