ATA FRUTA DE CONDE ENGLISH
A ateira é uma planta originária da América Central, porém muito apreciada, cultivada e encontrada nos quintais do norte.
Este arbusto tem galhos espalhados e mede em média até 5 metros.
Suas folhas são lanceoladas, coriáceas, alternadas e caem quando liberam as gemas e ao final do ciclo de produção.
Suas flores são hermafroditas, têm 3 sépalas que cobrem 3 pétalas, na cor amarelo esverdeada. O amadurecimento das estruturas femininas só ocorre depois do amadurecimento das estruturas masculinas, tornando a autopolinização nula, e a obrigatoriedade da polinização feita por insetos.
Seus frutos apresentam formato de coração arredondado, com várias saliências elevadas ou rugosas. De acordo com a maturação varia de verde escuro para verde claro. A polpa apresenta gomos individualizados que revestem cada uma das sementes. As sementes são duras, alongadas e da cor preta brilhante. A polpa é branca, doce, consistente e geralmente adere às numerosas sementes.
A propagação da ateira, no norte, é feita através de sementes.
Seus frutos, as atas, são consumidos geralmente “in natura”.
ANONACEAE - Annona squamosa
ATA - ANONA – PINHA – FRUTA DO CONDE – CORAÇÃO DE BOI – CABEÇA DE NEGRO - CONDESSA
CLIQUE AQUI! COMPRE NOSSO E-BOOK!
VENDA DISPONÍVEL NA AMAZON.COM
COLEÇÃO: AMAZÔNIA, O MUNDO DAS MULHERES DO NORTE
WAWATU DA AMAZÔNIA
Na Amazônia, do século XIX, devido à cobiça pela borracha, Wawatu, cunhatã do clã Aruak, tem sua aldeia dizimada por brancos. Apesar de ser forçada a viajar para um local desconhecido, casar-se com guerreiro de origem Karib e sofrer com as diferenças de costumes de seus familiares, ela se apaixona.
QUER GANHAR 24 E-BOOKS GRÁTIS E CONCORRER A PRÊMIOS MENSAIS?
DIGITE E-MAIL, CLIQUE EM ENVIAR E RECEBA DE 15 EM 15 DIAS UM E-BOOK...