O pássaro bem-te-vi é originário da América Latina, sendo muito encontrado nos pomares do norte. Ele possui grande capacidade de adaptação, podendo viver nas cidades, matas ou nas margens de igarapés e rios.

Esta ave mede cerca de 23 cm e pesa próximo de 60g. Tem o dorso na cor parda, o pescoço branco, a barriga amarela e a cauda preta. Ela apresenta uma listra branca na cabeça e o bico preto, achatado, longo e resistente.

 

Estes animais se alimentam de todo tipo de comida, principalmente frutas, flores e insetos.

 

Seu ninho tem uma forma esférica com a entrada na parte superior. É feito com capim, ramos, papel, plástico e fios, sendo geralmente  construído no topo de árvores de 3 a 4 metros, na forquilha de um galho.

 

Os bem-te-vis são monogâmicos, muito agressivos e barulhentos. Defendem seu ninho vigorosamente. Põe cerca de 3 a 4 ovos brancos ou amarelados por ciclo, que demoram em média 17 dias para encubar. O casal constrói o ninho, choca os ovos e divide as tarefas de cuidar da prole. O filhote nasce sem penas e com os olhos fechados. Eles aprendem a voar e deixam o ninho 18 a 21 dias após a eclosão dos ovos.

 

Este pássaro é um dos primeiros a cantar para o amanhecer e tem na ecologia o importante papel de dispersar as sementes.

 

TYRANNIDAE - Pitangus sulphuratus

 

CLIQUE AQUI! COMPRE NOSSO E-BOOK!
VENDA DISPONÍVEL NA AMAZON.COM
COLEÇÃO: AMAZÔNIA, O MUNDO DAS MULHERES DO NORTE

WAWATU DA AMAZÔNIA 

 

      Na Amazônia, do século XIX, devido à cobiça pela borracha, Wawatu, cunhatã do clã Aruak, tem sua aldeia dizimada por brancos. Apesar de ser forçada a viajar para um local desconhecido, casar-se com guerreiro de origem Karib e sofrer com as diferenças de costumes de seus familiares, ela se apaixona.

MAIS DE 100 PÁGINAS DE PURA EMOÇÃO!

QUER GANHAR 24 E-BOOKS GRÁTIS E CONCORRER A PRÊMIOS MENSAIS?

DIGITE E-MAIL, CLIQUE EM ENVIAR E RECEBA DE 15 EM 15 DIAS UM E-BOOK...

Livro "No Mundo das

Mulheres do Norte"

+

Frete Grátis = R$ 49,90

Clique Aqui!

Compre Agora!