O uxizeiro é uma fruteira  oleaginosa, aromática, de grande porte, originária do Brasil, que pode atingir mais de 30 metros de altura.

Seu caule é ereto, casca grossa e copa ramificada.

Suas folhas são verdes, simples, alternas, denteadas e coriáceas.

Sua inflorescência é uma panícula formada de flores pequenas, amarelas e hermafroditas.

Os frutos são drupas aromáticas, de forma ovoide e possuem um grande caroço, que pode ser torrado e consumido como farinha ou amendoa.

Sua casca possui superfície lisa, textura muito fina e consistência fraca, e a coloração do fruto pode mudar do imaturo verde para verde-amarelado a pardo, dependendo da varidade.

Sua polpa é parda, fina, de consistência pastosa e textura oleosa, tendo um sabor forte e como muitos frutos amazônicos não agrada a todos os gostos.

O uxi é consumido na forma in natura, ou sorvete e suas sementes são usadas no artesanato. Quando se corta a semente de uxi, ela forma várias estrelas e pode ser utilizada para confeccionar lindos colares, brincos ou cintos.

 Endopleura uchi - HUMIRIACEAE

UXI – CUMATÊ - UCHI - AXUÁ - UCHIÁ – UXIPUCÚ – UXI AMARELO

CLIQUE AQUI! COMPRE NOSSO E-BOOK!
VENDA DISPONÍVEL NA AMAZON.COM
COLEÇÃO: AMAZÔNIA, O MUNDO DAS MULHERES DO NORTE

WAWATU DA AMAZÔNIA 

 

      Na Amazônia, do século XIX, devido à cobiça pela borracha, Wawatu, cunhatã do clã Aruak, tem sua aldeia dizimada por brancos. Apesar de ser forçada a viajar para um local desconhecido, casar-se com guerreiro de origem Karib e sofrer com as diferenças de costumes de seus familiares, ela se apaixona.

MAIS DE 100 PÁGINAS DE PURA EMOÇÃO!

QUER GANHAR 24 E-BOOKS GRÁTIS E CONCORRER A PRÊMIOS MENSAIS?

DIGITE E-MAIL, CLIQUE EM ENVIAR E RECEBA DE 15 EM 15 DIAS UM E-BOOK...

Livro "No Mundo das

Mulheres do Norte"

+

Frete Grátis = R$ 49,90

Clique Aqui!

Compre Agora!