MARIMARI
O mari ingazeiro é uma pequena árvore originária da Amazônia, encontrada vegetando naturalmente em muitas matas de várzea do norte, em igapós ou margeando rios e lagos.
Esta bonita planta, que pode ultrapassar os 12 metros de altura, possui o tronco tortuoso, de casca áspera, que se desprende periodicamente do caule e forma copa aberta, baixa e cheia de muitos galhos.
Suas folhas são compostas, alternas e mudam da cor avermelhada quando jovem para verde escuro na parte axial e cinzenta na face dorsal.
Sua inflorescência é um racemo terminal. As flores são amarelas, bissexuais e contém 5 pétalas.
Seus frutos são do tipo vagem longa cilíndrica, indeiscente, que medem cerca de 80 cm de comprimento por 2,5 cm de diâmetro. São dotados de casca rígida, quando imaturos apresentam cor verde escuro e mudam para amarelo esverdeado quando maduros. O fruto internamente é dividido por membranas transversais que abrigam cada uma as sementes marrons separadas e envoltas por uma polpa verde, pastosa, agridoce, de gosto agradável que lembra o sabor do tamarino.
No norte, a propagação desta árvore é feita por sementes e sua fruta é comercializada nas feiras ao natural. Os caroços são chupados e as sementes jogadas fora.
LEGUMINOSAE / CAESALPINIODEAE - Cassia leiandra
MARI MARI – SERUIA – INGÁ MARI – MARIRANA – FAVA MARIMARI – CANAFÍSTULA – CERUIA - WARUA
Inflorescência: é a parte da planta onde se localizam as flores.
Raceno: tipo de inflorescência em cacho indefinida, pois não há local certo para brotar, nem um número definido de flores.
Indeiscentes: frutos que não se abrem naturalmente, ou que não libera as sementes da casca quando estão maduros.
CLIQUE AQUI! COMPRE NOSSO E-BOOK!
VENDA DISPONÍVEL NA AMAZON.COM
COLEÇÃO: AMAZÔNIA, O MUNDO DAS MULHERES DO NORTE
WAWATU DA AMAZÔNIA
Na Amazônia, do século XIX, devido à cobiça pela borracha, Wawatu, cunhatã do clã Aruak, tem sua aldeia dizimada por brancos. Apesar de ser forçada a viajar para um local desconhecido, casar-se com guerreiro de origem Karib e sofrer com as diferenças de costumes de seus familiares, ela se apaixona.