O guaranazeiro é um arbusto escandente ou cipó lenhoso, originário da Amazônia, que sobe de acordo com a árvore que o escora, podendo ultrapassar 10 metros de altura.

Seu tronco e ramos são sulcados e possuem gavíneas.

Suas folhas são verdes, alternas, pecioladas, compostas por cinco folíolos subsésseis, de limbo coriáceo e forma  elíptica.

Sua inflorescências são racimos axilares, feito de pequenas flores brancas ou amareladas.

Os guaranás formam cachos chamativos e compridos. Seu fruto é uma cápsula septicida, vermelho-alaranjada, que ao ficar maduro abre-se parcialmente deixando aparecer algumas sementes negras, encobertas por arilo branco, com aparência de olho humano.

Esta planta é cultivada pelos índios que utilizavam suas sementes torradas, moídas e agregadas em forma de bastão com a finalidade de aumentar sua vitalidade do guerreiro e diminuir a fome quando saem para caçar ou guerrear.

Se plantados em monocultura e áreas abertas, os guaranazeiros apresentam o porte de arbusto, formando uma moita de no máximo 3 metros.

O guaranazeiro propaga-se por meio de estacas e sementes, e seus frutos devem ser colhidos antes da abertura do arilo.

Paullinia cupana - SAPINDACEAE

GUARANÁ – GUARANAZEIRO - UARANÁ

CLIQUE AQUI! COMPRE NOSSO E-BOOK!
VENDA DISPONÍVEL NA AMAZON.COM
COLEÇÃO: AMAZÔNIA, O MUNDO DAS MULHERES DO NORTE

WAWATU DA AMAZÔNIA 

 

      Na Amazônia, do século XIX, devido à cobiça pela borracha, Wawatu, cunhatã do clã Aruak, tem sua aldeia dizimada por brancos. Apesar de ser forçada a viajar para um local desconhecido, casar-se com guerreiro de origem Karib e sofrer com as diferenças de costumes de seus familiares, ela se apaixona.

MAIS DE 100 PÁGINAS DE PURA EMOÇÃO!

QUER GANHAR 24 E-BOOKS GRÁTIS E CONCORRER A PRÊMIOS MENSAIS?

DIGITE E-MAIL, CLIQUE EM ENVIAR E RECEBA DE 15 EM 15 DIAS UM E-BOOK...

Livro "No Mundo das

Mulheres do Norte"

+

Frete Grátis = R$ 49,90

Clique Aqui!

Compre Agora!