O cacaueiro é um pequeno arbusto nativo da Amazônia, que desde o tempo dos astecas, já era importante e conhecido pelo apelido de árvore da vida, devido ao enorme poder nutritivo de suas sementes, a matéria prima do chocolate.

O tronco do cacaueiro é liso, ereto e verde durante os primeiros 2 anos, mas ao ficar adulto muda para a cor cinza e sua superfície torna-se irregular.

Suas folhas são grandes e opostas. Quando novas tem cor rósea, mas aos poucos tornam-se rígidas e verdes.

Suas flores são hermafroditas, pequenas, amarelo-avermelhadas, inodoras e encontram–se em inflorescências do tipo almofadas florais. Aparecem grudadas ao tronco ou aos galhos. São polinizadas por pequenas moscas do gênero Forcipomyia.

Seus frutos são cápsulas com sulcos longitudinais e superficiais, de cor esverdeada, amarela, roxa ou vermelha. Cada fruto contém mais de 50 sementes envoltas por uma polpa viscosa, esbranquiçada e saborosa.

A semente do cacau é amarga, aromática e oleosa. Com ela se produz o chocolate, de uso comum em bebidas, bombons, bolos, doces e sorvetes.

O cacaueiro ainda ocorre naturalmente na floresta amazônica, onde pode viver mais de 100 anos, sendo que no norte sua propagação é feita por sementes.

 Theobroma cacao – STERCULIOIDEAE

CACAU – CHOCOLATE – ÁRVORE DA VIDA

CLIQUE AQUI! COMPRE NOSSO E-BOOK!
VENDA DISPONÍVEL NA AMAZON.COM
COLEÇÃO: AMAZÔNIA, O MUNDO DAS MULHERES DO NORTE

WAWATU DA AMAZÔNIA 

 

      Na Amazônia, do século XIX, devido à cobiça pela borracha, Wawatu, cunhatã do clã Aruak, tem sua aldeia dizimada por brancos. Apesar de ser forçada a viajar para um local desconhecido, casar-se com guerreiro de origem Karib e sofrer com as diferenças de costumes de seus familiares, ela se apaixona.

MAIS DE 100 PÁGINAS DE PURA EMOÇÃO!

QUER GANHAR 24 E-BOOKS GRÁTIS E CONCORRER A PRÊMIOS MENSAIS?

DIGITE E-MAIL, CLIQUE EM ENVIAR E RECEBA DE 15 EM 15 DIAS UM E-BOOK...

Livro "No Mundo das

Mulheres do Norte"

+

Frete Grátis = R$ 49,90

Clique Aqui!

Compre Agora!