O abricozeiro de macaco é uma planta originária da Amazônia, encontrada vegetando naturalmente nas matas de várzea e muitas vezes ornamentando o paisagismo do norte.

     Esta planta apresenta o tronco escuro, rugoso e na floresta pode chegar a mais de 30 metros de altura. Apresenta copa densa e ramificada.

     Suas folhas são simples, elípticas, alternadas e de verde intenso.

     Suas flores muito perfumadas, lembram o odor de rosas,  brotam direto do tronco formando inflorescência do tipo racemo. São vistosas, contém 6 pétalas de cores vermelhas ou alaranjadas com centro rosado, branco ou amarelo e são polinizadas por abelhas e mamangabas.

     Seus frutos são bagas grandes, indeiscentes, redondas, de casca marrom e lenhosa, que pesa cerca de 3 quilos e 20 cm de diâmetro, demoram um ano para maturar quando se despreendem no chão e pode causar acidentes devido ao grande peso. A polpa gelatinosa, azulada de odor forte protege muitas sementes achatadas e arredondadas.

     A propagação do abricozeiro, no norte, é feita através de sementes.

     Seus frutos, os abricós de macaco são comestíveis, mas por causa do mal cheiro, não são consumidos pelos nativos, mas utilizados como ração para animais domésticos, retirado da polpa e utilizado como cuia ou utensílio domestico.

     O óleo de suas flores é utilizado em perfumaria.

LECYTHIDACEAE - Couroupita guianensis

Amazônia  Abricó de Macaco Couroupita guianensis LECYTHIDACEAE Floresta Água do Norte Celcoimbra Site Santarém Amazonia Amazonica Amazônica Amazon Turismo DEF Marketing

Amazônia  Abricó de Macaco Couroupita guianensis LECYTHIDACEAE Floresta Água do Norte Celcoimbra Site Santarém Amazonia Amazonica Amazônica Amazon Turismo DEF Marketing

CLIQUE AQUI! COMPRE NOSSO E-BOOK!
VENDA DISPONÍVEL NA AMAZON.COM
COLEÇÃO: AMAZÔNIA, O MUNDO DAS MULHERES DO NORTE

WAWATU DA AMAZÔNIA 

 

      Na Amazônia, do século XIX, devido à cobiça pela borracha, Wawatu, cunhatã do clã Aruak, tem sua aldeia dizimada por brancos. Apesar de ser forçada a viajar para um local desconhecido, casar-se com guerreiro de origem Karib e sofrer com as diferenças de costumes de seus familiares, ela se apaixona.

MAIS DE 100 PÁGINAS DE PURA EMOÇÃO!

QUER GANHAR 24 E-BOOKS GRÁTIS E CONCORRER A PRÊMIOS MENSAIS?

DIGITE E-MAIL, CLIQUE EM ENVIAR E RECEBA DE 15 EM 15 DIAS UM E-BOOK...

Livro "No Mundo das

Mulheres do Norte"

+

Frete Grátis = R$ 49,90

Clique Aqui!

Compre Agora!