A árvore de fruta-pão é um vegetal originário da Ásia muito apreciado pelo povo do norte e por isso cultivado em muitos quintais da Amazônia.

A fruta-pão divide-se em duas variedades: a Apyrena, ou fruta-pão de massa, que não possui sementes, e a Seminífera ou fruta-pão de caroço, que apresenta sementes comestíveis e polpa não comestível.

]Sua esguia e bela árvore, de copa piramidal e chamativa, pode atingir mais de 20 metros de altura e viver 80 anos. Ela é lactescente: exsuda látex esbranquiçado e grudento em todas as suas partes.

Suas folhas são simples, grandes, perenes e fortemente lobadas.

Suas flores são pequenas, amareladas e monóicas, ou seja, as flores masculinas e femininas estão separadas em diferentes inflorescências do tipo espiga, na mesma planta.

As variedades de fruta-pão são reconhecidas através dos seus frutos globosos e grandes:

A Artocarpus altilis  Apyrena ou fruta-pão sem semente, ou fruta-pão de massa apresenta no fruto imaturo a casca áspera, recoberta por placas poligonais, que torna-se lisa verde-amarelada ao amadurecer.

A Artocarpus altilis  Seninifera ou fruta-pão com semente, apresenta a casca áspera, contendo pequenas saliências pontiagudas semelhante à da jaca. Em seu interior existe uma polpa não comestível que reveste muitas sementes grandes e nutritivas.

As frutas de massa, na Amazônia, são consumidas: cozidas, assadas, em bolinhos salgados, doces ou como batatas fritas. Na fruta-pão de caroço, as sementes são preparadas assadas, cozidas ou como farinha.

A fruta-pão com caroço quando amadurecem caem ao chão e no norte, suas sementes germinam facilmente, fazendo com que esse vegetal se disperse naturalmente e sirva de alimento para a fauna silvestre.

 Artocarpus incisa Apyrena - MORACEAE

FRUTA PÃO - ÁRVORE DO PÃO

CLIQUE AQUI! COMPRE NOSSO E-BOOK!
VENDA DISPONÍVEL NA AMAZON.COM
COLEÇÃO: AMAZÔNIA, O MUNDO DAS MULHERES DO NORTE

WAWATU DA AMAZÔNIA 

 

      Na Amazônia, do século XIX, devido à cobiça pela borracha, Wawatu, cunhatã do clã Aruak, tem sua aldeia dizimada por brancos. Apesar de ser forçada a viajar para um local desconhecido, casar-se com guerreiro de origem Karib e sofrer com as diferenças de costumes de seus familiares, ela se apaixona.

MAIS DE 100 PÁGINAS DE PURA EMOÇÃO!

QUER GANHAR 24 E-BOOKS GRÁTIS E CONCORRER A PRÊMIOS MENSAIS?

DIGITE E-MAIL, CLIQUE EM ENVIAR E RECEBA DE 15 EM 15 DIAS UM E-BOOK...

Livro "No Mundo das

Mulheres do Norte"

+

Frete Grátis = R$ 49,90

Clique Aqui!

Compre Agora!