O limoeiro Taiti é um arbusto originário da Ásia, uma planta híbrida, um tipo de lima ácida que é muito encontrado nos quintais do norte.

      Esta fruteira cresce rapidamente até um pouco mais de 4 metros de altura, tem caule e ramos castanho-claros, copa arredondada, muito ramificada, bem enfolhada, com poucos ou nenhum espinhos.

      Suas folhas apresentam-se opostas e de formato lanceolado. As adultas possuem consistência rígidas, semi coriáceas na cor verde brilhante, enquanto as folhas novas e brotos tem cor verde-amarelada.

      Sua inflorescência é axial. As flores são brancas, hermafroditas, contem cinco pétalas e apresentam-se dispostas em cachos, e por serem perfumadas atraem insetos polinizadores.

     O fruto dos citrus é uma baga modificada chamada hesperídio.

     Os limões Taiti são arredondados, de tamanho médio, tem casca fina e lisa e possuem raras sementes. Ficam maduros em torno de 120 dias após a floração quando passam da cor verde escuro para amarelo pálido.

     Entretanto são colhidos ainda na coloração verde, quando a polpa verde esbranquiçada é suculenta, que por ser ácida, não é consumida “in natura”, mas dela se extrai o suco que é usado no preparo de sorvetes, doces e refrescos, e também na elaboração da "caipirinha" ou “caipirosca”, tipos de coquetéis em que a fruta cortada em pedaços é amassada com açúcar e acrescentada a cachaça ou vodca, respectivamente.

     O limoeiro Taiti é propagado normalmente por estaca ou enxertia. Sendo precoce começa a frutificar já nos primeiros anos de vida. Ele também proporciona colheita ao longo de todo ano produzindo frutos de forma contínua.

     Na Amazônia o limão é muito empregado na medicina popular como fontes de vitamina C:  para curar constipações, gripes e dores de garganta. Aqui, também é aproveitado na culinária para limpeza dos peixes e aves. Sua casca, em pedaços ou em raspas é batita para extrair o pitiú dos ovos utilizados em doces, pudins, recheios, suspiros, bolos e caldas. Seu bagaço é esfregado nas panelas e utensílios para retirar o cheiro de surema.

RUTACEAE - Citrus latifolia

LIMÃO TAITI – LIMA ÁCIDA – LIMOEIRO - CITRUS

  Baga: é um fruto carnoso com várias sementes livres, que ficam dispersas no mesocarpo, sendo facilmente separadas do fruto.

  Hesperídio: é o fruto das espécies cítricas, uma baga com muitas sementes, cujo endocarpo é dividido em gomos.

CLIQUE AQUI! COMPRE NOSSO E-BOOK!
VENDA DISPONÍVEL NA AMAZON.COM
COLEÇÃO: AMAZÔNIA, O MUNDO DAS MULHERES DO NORTE

WAWATU DA AMAZÔNIA 

 

      Na Amazônia, do século XIX, devido à cobiça pela borracha, Wawatu, cunhatã do clã Aruak, tem sua aldeia dizimada por brancos. Apesar de ser forçada a viajar para um local desconhecido, casar-se com guerreiro de origem Karib e sofrer com as diferenças de costumes de seus familiares, ela se apaixona.

MAIS DE 100 PÁGINAS DE PURA EMOÇÃO!

QUER GANHAR 24 E-BOOKS GRÁTIS E CONCORRER A PRÊMIOS MENSAIS?

DIGITE E-MAIL, CLIQUE EM ENVIAR E RECEBA DE 15 EM 15 DIAS UM E-BOOK...

Livro "No Mundo das

Mulheres do Norte"

+

Frete Grátis = R$ 49,90

Clique Aqui!

Compre Agora!