Limão Taiti RedondoLimão Redondo Taiti Citrus latifolia RUTACEAE Fruta de Quintal da Amazônia Floresta Água do Norte Celcoimbra Site Santarém Amazonia Amazonica Amazônica Amazon DEF Marketing Turismo Tahiti limón lime lemon Bearss Lime sin semilla lima

     O limoeiro Taiti é um arbusto originário da Ásia, uma planta híbrida, um tipo de lima ácida que é muito encontrado nos quintais do norte.

      Esta fruteira cresce rapidamente até um pouco mais de 4 metros de altura, tem caule e ramos castanho-claros, copa arredondada, muito ramificada, bem enfolhada, com poucos ou nenhum espinhos.

      Suas folhas apresentam-se opostas e de formato lanceolado. As adultas possuem consistência rígidas, semi coriáceas na cor verde brilhante, enquanto as folhas novas e brotos tem cor verde-amarelada.

      Sua inflorescência é axial. As flores são brancas, hermafroditas, contem cinco pétalas e apresentam-se dispostas em cachos, e por serem perfumadas atraem insetos polinizadores.

     O fruto dos citrus é uma baga modificada chamada hesperídio.

     Os limões Taiti são arredondados, de tamanho médio, tem casca fina e lisa e possuem raras sementes. Ficam maduros em torno de 120 dias após a floração quando passam da cor verde escuro para amarelo pálido.

     Entretanto são colhidos ainda na coloração verde, quando a polpa verde esbranquiçada é suculenta, que por ser ácida, não é consumida “in natura”, mas dela se extrai o suco que é usado no preparo de sorvetes, doces e refrescos, e também na elaboração da "caipirinha" ou “caipirosca”, tipos de coquetéis em que a fruta cortada em pedaços é amassada com açúcar e acrescentada a cachaça ou vodca, respectivamente.

     O limoeiro Taiti é propagado normalmente por estaca ou enxertia. Sendo precoce começa a frutificar já nos primeiros anos de vida. Ele também proporciona colheita ao longo de todo ano produzindo frutos de forma contínua.

     Na Amazônia o limão é muito empregado na medicina popular como fontes de vitamina C:  para curar constipações, gripes e dores de garganta. Aqui, também é aproveitado na culinária para limpeza dos peixes e aves. Sua casca, em pedaços ou em raspas é batita para extrair o pitiú dos ovos utilizados em doces, pudins, recheios, suspiros, bolos e caldas. Seu bagaço é esfregado nas panelas e utensílios para retirar o cheiro de surema.

RUTACEAE - Citrus latifolia
 

  Baga: é um fruto carnoso com várias sementes livres, que ficam dispersas no mesocarpo, sendo facilmente separadas do fruto.

  Hesperídio: é o fruto das espécies cítricas, uma baga com muitas sementes, cujo endocarpo é dividido em gomos.

CLIQUE AQUI! COMPRE NOSSO E-BOOK!
VENDA DISPONÍVEL NA AMAZON.COM
COLEÇÃO: AMAZÔNIA, O MUNDO DAS MULHERES DO NORTE

WAWATU DA AMAZÔNIA 

 

      Na Amazônia, do século XIX, devido à cobiça pela borracha, Wawatu, cunhatã do clã Aruak, tem sua aldeia dizimada por brancos. Apesar de ser forçada a viajar para um local desconhecido, casar-se com guerreiro de origem Karib e sofrer com as diferenças de costumes de seus familiares, ela se apaixona.

MAIS DE 100 PÁGINAS DE PURA EMOÇÃO!

QUER GANHAR 24 E-BOOKS GRÁTIS E CONCORRER A PRÊMIOS MENSAIS?

DIGITE E-MAIL, CLIQUE EM ENVIAR E RECEBA DE 15 EM 15 DIAS UM E-BOOK...

Livro "No Mundo das

Mulheres do Norte"

+

Frete Grátis = R$ 49,90

Clique Aqui!

Compre Agora!