O urubu da mata é uma ave nativa das áreas quentes da América do Sul que pode ser encontrada vivendo livremente nas florestas do norte.

Essa ave costuma habitar florestas primárias e evitar áreas que passem por qualquer grau de perturbação, mas tem se adaptado a uma paisagem alterada pela pecuária e a uma dieta baseada em gado e animais mortos nas rodovias.

Este animal tem hábito diurno. É saprófago, possui olfato apurado, voa sempre rente às copas das árvores da floresta e domina outras espécies do gênero. Alimenta-se de carcaças de bichos mortos, bem como de filhotes ou pequenos animais vivos.

Suas principais características físicas são:

     · Mede entre 75 a 81 cm e exibe envergadura de 177 cm.

     · O bico é bege quase branco.

     · Os olhos são negros avermelhados.

     · As pernas os pés e dedos são cinzentos.

     · Tem a cabeça e o pescoço nu, no tom amarelo claro quase branco.

     · Como principais diferenças do “urubu da cabeça amarela” apresenta mais franjas no pescoço, cauda mais longa e a plumagem da parte interna das asas apresenta coloração de penas claras e escuras.

O urubu-da-mata é maior que o urubu-de-cabeça-amarela e quando está pousado é possível observar que as suas rêmiges primárias são maiores que suas retrizes e ultrapassam o limite da cauda.

O macho e a fêmea do urubu da mata têm aparência semelhante, sem dimorfismo sexual. O urubu jovem mantem a cabeça negra.

Esta ave faz ninho em ocos de árvores mortas. Procria uma vez ao ano. Põe 2 ovos branco-azulados manchados de marrom. A incubação é feita pelos pais. Os filhotes quando nascem apresentam cabeça preta mas o corpo tem plumagem branca. O casal alimenta e cuida dos filhotes até que estes sejam capazes de se alimentar sozinhos.  

    CATHARTIDAE - Cathartes melambrotus

CLIQUE AQUI! COMPRE NOSSO E-BOOK!
VENDA DISPONÍVEL NA AMAZON.COM
COLEÇÃO: AMAZÔNIA, O MUNDO DAS MULHERES DO NORTE

WAWATU DA AMAZÔNIA 

 

      Na Amazônia, do século XIX, devido à cobiça pela borracha, Wawatu, cunhatã do clã Aruak, tem sua aldeia dizimada por brancos. Apesar de ser forçada a viajar para um local desconhecido, casar-se com guerreiro de origem Karib e sofrer com as diferenças de costumes de seus familiares, ela se apaixona.

MAIS DE 100 PÁGINAS DE PURA EMOÇÃO!

QUER GANHAR 24 E-BOOKS GRÁTIS E CONCORRER A PRÊMIOS MENSAIS?

DIGITE E-MAIL, CLIQUE EM ENVIAR E RECEBA DE 15 EM 15 DIAS UM E-BOOK...

Livro "No Mundo das

Mulheres do Norte"

+

Frete Grátis = R$ 49,90

Clique Aqui!

Compre Agora!