Garça Branca Grande
A garça branca grande é uma bela ave aquática muito encontrada em estado selvagem na região Amazônica, vivendo em áreas próximas ao mar, rios e lagos.
Este animal tem hábito diurno e migratório.
Alimenta-se basicamente de peixes, mas pode comer quase tudo, inclusive roedores, anfíbios, répteis, insetos ou moluscos.
Suas principais características físicas são:
·Mede cerca de 90 cm.
·O bico é longo e amarelo.
·As pernas, pés e dedos são pretos.
·As íris dos olhos são amarelas.
·O macho e a fêmea de garças brancas têm aparência semelhante, sem dismorfismo sexual: possuem penas brancas cobrindo todo corpo, inclusive seu longo pescoço e apenas no período de reprodução produzem lindas plumas especiais chamadas egretes.
Na época do acasalamento reúnem-se em bandos. Os casais constroem o ninho de gravetos, sobre árvores, em colônias, formando ninhais com outras espécies de aves. As fêmeas colocam de 5 a 7 ovos esverdeados ou azulados ou brancos. Os pais se revezam nos cuidados com a prole. Os ovos são chocados por cerca de 24 dias. Os filhotes são nidícolas: nascem cegos e sem penas. O casal cuida das crias enquanto estão no ninho e aprendem a voar.
A garça branca grande voa com o pescoço retraído e as pernas esticadas.
Seu comportamento, durante a pesca, é caminhar lentamente nas águas mais rasas ou ficar quase imóvel à espera de suas presas.
ARDEIDAE - Ardea Alba ou Casmerodius albus
Nidícolas: filhotes que nascem nus e incapazes de se alimentar sozinhos.
CLIQUE AQUI! COMPRE NOSSO E-BOOK!
VENDA DISPONÍVEL NA AMAZON.COM
COLEÇÃO: AMAZÔNIA, O MUNDO DAS MULHERES DO NORTE
WAWATU DA AMAZÔNIA
Na Amazônia, do século XIX, devido à cobiça pela borracha, Wawatu, cunhatã do clã Aruak, tem sua aldeia dizimada por brancos. Apesar de ser forçada a viajar para um local desconhecido, casar-se com guerreiro de origem Karib e sofrer com as diferenças de costumes de seus familiares, ela se apaixona.